Resenha - O menino do pijama listrado - John Boyne

06:56

Bom dia gente.
Hoje vim falar de um livro que li a pouco tempo e achei muito comovente, sei que ele é antigo mais achei legal falar sobre ele. 




Nº de páginas: 186
ISBN: 978-85-359-1112-1
Autor: John Boyne
Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus.Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade,Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga.






A historia se passa na segunda guerra mundial, contando a vida de Bruno que tem nove anos, muito esperto que adora se aventurar. Um certo dia quando ele volta da escola, recebe a notícia que toda a sua família vão se mudar por causa da promoção que o pai recebeu no trabalho. Ele vai para um lugar totalmente isolado, sem nenhuma casa perto. 
Um dia ele olha pela janela de seu quarto e vê, bem distante, umas pessoas com pijamas listrados e fica curioso com aquilo. Um dia, mesmo que fosse proibido pela sua mãe, ele vai se aventurar e depois de horas caminhando, ele encontra um garoto do outro lado da grade, com um pijama listrado.
Esse menino se chama Shmuel, um menino que nasceu no mesmo dia que ele, com isso ele começa a se encontrar com o menino sempre e levava comida quase todas as vezes.
Ao decorrer da historia o Bruno vai percebendo as coisas horríveis que o pai e seus oficiais fazem, mas sempre procura justificativas para os atos bárbaros que eles fazem.
Muito tempo depois, a sua mãe decide que voltaram para casa, somente ele, sua mãe e sua irmã. Com isso ele conta para o Shmuel e ele faz um último pedido para o amigo. O pai de Shmuel saiu para trabalhar e não tinha voltado a dias e ele pede para que o Bruno o ajude a encontrar ele. 
O Final do livro é muito surpreendente.

Eu nem imaginava que este livro ia me prender tanto, li ele tão rápido e adorei.
O autor propôs falar da segunda guerra e da brutalidade que foi por um menino de nove anos que acabou sendo um dos melhores pontos do livro. Com isso ele criou uma historia dramática mais com um olhar inocente de duas crianças que apesar de tudo, eram amigos e deixavam tudo de lado para conversarem.
Este livro é um dos que recomendo e que tenho certeza que muitos que lerem vão gostar. 



VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

3 comentários

  1. Já li e é muito lindo!! Vi o filme antes de ler o livro e o que me surpreendeu mais é que o filme foi bem fiel ao livro, a única diferença foi no fim da história. Mas vale muito a pena ver o filme também!
    Gabi, viciei no seu blog, entro aqui todos os dias pra ver se tem atualização hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice, tudo bom?
      Eu achei filme muito legal. Assisti ele umas meia hora depois de terminar o livro e ele foi bem fiel mesmo.
      Adorei os dois.
      Que bom que você gosta daqui <3
      Fico muito feliz em saber disso, beijos :D

      Excluir
  2. Não li o livro, mas o filme sim, sos é lindo e triste :( Ai o final é horrível mds!
    Flor, gostei bastante conhecer seu cantinho. Poderia visitar o Doce Literário? Obrigada, beijos http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Me siga

Subscribe