Resenha: O Projeto Rosie

12:34

O Projeto Rosie - Graeme Simsion
Capa: Carolina Vaz
Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Record
Pontuação:  ♥ ♥  

Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto as mulheres. Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva. Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal. O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.

Don Tillman, 39 anos e nada convencional. Bonito, professor de genética e australiano. Com uma agenda para tudo e conta até os segundos. Tem apenas dois amigos Gene, também professor na universidade e muito mulherengo, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa, pois não é muito sociável com as pessoas.

Controla sua rotina drasticamente, sabendo tudo o que irá fazer e o que irá comer. Tem uma rotina alimentar diferente, pois tem um roteiro com refeições padronizadas, que segue os sete dias da semana, comendo sempre as mesma coisas no designado dia da semana, Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi

Don começa a pensar que está na hora de encontrar a esposa perfeita, não por necessidade mas sim por achar que está ficando velho. Com isso, ele cria um questionário para as mulheres responderem, porque nunca foi bom com mulheres e sua vida social não era muito agitada. O questionário contia algumas perguntas eliminatórias, como se a mulher fuma, bebe, etc. 

Nesse meio tempo ele conhece a Rosie, que é fumando, trabalha em um bar e é completamente o contrário do que ele quer para uma esposa. Com isso, os dois começam a passar muito tempo juntos, a procura do pai de Rosie, que ela não conheceu e não sabia como encontrar por sua mãe já ter falecido. Criando o Projeto Pai.

Com esse projeto os dois começam a ficar muito próximos, sem nenhum interesse amoroso, apenas para encontrar o pai de Rosie. Com isso, os dois começando a ter experiencias divertidas e usam esse projeto para ficarem cada vez mais juntos. Rosie consegue com seu jeito divertido e relaxado, fazer com que o professor comece a perder horários, trocar as refeições e muitas outras coisas. 

É um livro muito agradável de ler, pois o Don passa a mudar conforme o decorrer da história. Rosie acaba virando amiga dela. Com personagens absurdamente indispensável para o decorrer da história. Gostei muito desse livro e indico para todos. 

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

0 comentários

Me siga

Subscribe